• Atendimento:.
  • 31 3226.8917
  • 31 98979.9052

Citopatologia

Informações Gerais

Análise microscópica do conteúdo de esfregaços celulares, líquidos corpóreos ou de amostras colhidas por escovados, raspados, imprints, punções aspirativas ou de grupos de células (cell block), esta última obtida após centrifugação de líquidos e exsudatos, capaz de detectar alterações da morfologia celular para o diagnóstico (definitivo ou presuntivo) ou prevenção de doenças.

O laudo colpocitológico é baseado na Nomenclatura Brasileira de Laudos Cervicais e Condutas Preconizadas: Recomendações para Profissionais de Saúde. INCa/MS. J Bras Pathol Med Lab, v.42, n.5, p.351-73, 2006.

As informações contidas no relatório citopatológico expressam resultado a partir do material enviado para análise e dos dados clínicos fornecidos no pedido e não são necessariamente definitivas, devendo ser interpretadas pelo médico assistente. Uma amostra que não possua atipias celulares de significado oncológico não garante que a paciente não tenha nenhuma lesão. Significa apenas que, na determinada amostra, não foram identificadas células alteradas.

Estudos complementares ou reavaliação/revisão de lâminas podem ser realizados, a critério clínico.

O laboratório estará sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.