• Atendimento:.
  • 31 3226.8917
  • 31 98979.9052

Por que alguns resultados de biópsias podem levar mais tempo que outros para serem liberados?

23 de julho de 2019

Os resultados de biópsias e citologias podem estar prontos em poucos dias, entretanto, são vários os motivos pelos quais um exame demora mais tempo para ser concluído.

Os resultados de biópsias e citologias podem estar prontos em poucos dias; entretanto, são vários os motivos pelos quais um exame eventualmente pode levar mais tempo para ser concluído.

Entre eles, o motivo técnico é o mais comum. Existem tecidos que precisam de mais tempo de processamento para ficarem prontos para análise, como por exemplo, ossos, tecidos rígidos ou com muita massa adiposa. Além disso, há também fatores como a necessidade de mais tecido para análise, colorações especiais para obtenção de diagnóstico, realização de procedimentos adicionais como a imunohistoquímica e desejo do patologista em submeter a amostra a uma segunda opinião médica.

Apesar da ansiedade que a espera pode causar, é importante entender que uma análise minuciosa do material é imprescindível para o diagnóstico correto e preciso.

O laboratório estará sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos em relação ao andamento ou prazo de liberação dos exames realizados.

Entre eles, o motivo técnico é o mais comum. Existem tecidos que precisam de mais tempo de processamento para ficarem prontos para análise, como por exemplo, ossos, tecidos rígidos ou com muita massa adiposa. Além disso, há também fatores como a necessidade de mais tecido para análise, colorações especiais para obtenção de diagnóstico, como a imunohistoquímica e desejo do patologista em submeter a amostra a uma segunda opinião médica.

Apesar da ansiedade que a espera pode causar, é importante entender que uma análise minuciosa do material é imprescindível para o diagnóstico correto e preciso.